Análise de dados e soluções em Gestão de TI



Um termo que ganhou a área de tecnologia nos últimos anos é a dita análise de dados. Hoje, a análise de dados é essencial em diversos segmentos. Para quem ainda não está familiarizado com o termo podemos dizer que a análise de dados é a transformação de números em informação, em significado, em solução de problemas.

Uma das ferramentas da análise de dados é a Big Data, esse vocábulo em tecnologia da Informação (T.I) define conjuntos de dados que precisam ser processados e armazenados.


O conceito de Big Data teve início com os 3 Vs

  • Velocidade: A velocidade trata de um dos grandes desafios do Big Data. Devido ao grande volume e variedade de dados, todo o processamento deve ser ágil para gerar as informações necessárias. É necessário gerar informação com a maior agilidade possível para as tomadas de decisão sejam efetivas.

  • Volume: O volume de dados gerados a cada segundo é cada vez maior, a internet não pára e esse V refere-se exatamente à essa quantidade de dados que o Big Data lida.

  • Variedade: Quanto mais dados e fontes tem, maior é a complexidade para trabalhar os dados, mas também são maiores as possibilidades de gerar informação útil. Por isso a variedade de dados é tão importante. Essa variedade de dados vêm de fontes de dados como Google Analytics, RD Station, Facebook e apps como o Whatsapp.

Depois de alguns anos surgiram mais 2 Vs:

  • Veracidade: A veracidade está ligada diretamente ao quanto uma informação é verdadeira. O emaranhado de dados pode nos confundir, por isso todo cuidado é pouco para obtermos veracidade dos dados.

  • Valor: O último V é o valor. Se você direcionou esforços para gerar uma informação que não serve para nada, o valor do trabalho realizado será perto de zero, portanto, precisamos entender muito bem o contexto e necessidade para gerar a informação certa para as pessoas certas. Por isso falamos tanto em “informação útil”.

Mas de forma mais objetiva, o que é Big Data?


É possível definir Big Data como um conjunto de dados extremamente amplos que, por isto, necessitam de de ferramentas especiais que comportem o volume de dados que são encontrados e transformados em informações que possibilitam uma análise ampla e em tempo hábil. Em resumo, podemos dizer que são técnicas capazes de analisar grandes quantidades de dados para a geração de resultados importantes que, em volumes menores, dificilmente seria possível.


Quando se trata de mercado de trabalho, o Big Data é ainda recente, mas oferece áreas de atuação classificadas em:

  • Administrador:

Responsável por fazer funcionar os ambientes e ferramentas. Para trabalhar nessa área o profissional precisar ter conhecimento em sistemas operacionais, principalmente em Linux, arquitetura de hardware e redes, a fim de, garantir melhor performance das ferramentas.

  • Desenvolvedor:

Desenvolve os processos de captura, transformação e carga de dados. Além de desenvolver novas rotinas e processos relacionados às necessidades de negócio. Exige conhecimento de programação e das ferramentas utilizadas nos processos.

  • Analista de dados:

Atende as demandas das áreas de negócio ou planejamento da empresa. Está mais ligada às áreas de negócio. Exige conhecimento das ferramentas de consulta e acesso aos dados, como noções de estatística.

Quais os benefícios dessa tecnologia?

Para começo de conversa, várias criações só foram possíveis graças ao Big Data e ao cruzamento de dados. Ao mesmo tempo, com o uso dessa tecnologia você pode analisar os dados, tanto da sua empresa como dos concorrentes.

Além da Big Data podemos apontar outros elementos como:


IoT


IoT, em tradução literal “A internet das coisas”, descreve a rede de objetos físicos que são incorporados a sensores, softwares e outras tecnologias com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela internet.

A IoT é sem dúvidas uma das tecnologias mais importantes do século XXI. Agora que podemos conectar objetos do dia a dia, como eletrodomésticos, carros, termostatos, babás eletrônicas, à internet por meio de dispositivos incorporados, é possível uma comunicação perfeita entre pessoas, processos e coisas.

Essa nova tecnologia permite que através de uma computação de baixo custo, nuvem, big data, análise e tecnologias móveis, as coisas físicas podem compartilhar e coletar dados com uma mínima intervenção humana. Existe uma cooperação entre o mundo físico e o digital.



5 G


A rede 5G é a quinta geração das redes móveis. Trata-se de um grande salto evolutivo em relação à rede que é empregada atualmente, chamada 4G. A rede 5G vem sendo desenvolvida para comportar o crescente volume de informações trocado diariamente por bilhões de dispositivos sem fio em todo o mundo.

O 5G é uma rede mais potente e veloz que, além de ser “inteligente”, causa menos impacto ao meio ambiente.

Em resumo, as redes 5G prometem aos seus futuros usuários uma cobertura mais ampla e eficiente, maiores transferências de dados, além de um número significativamente maior de conexões simultâneas.

Com todo esse volume de dados disponíveis, a gestão de segurança de acesso, bem como, a garantia de privacidade, se tornam itens imprescindíveis em nosso dia-dia, principalmente agora com início da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). A TPS iT oferece um conjunto de serviços para um gerenciamento unificado de riscos, que atua diretamente na conformidade de processos e na normalização para a LGPD. Entre nossos recursos e serviços estão:


Automação LGPD

Os recursos de automação LGPD do Cherwell, fornecem uma visão geral de citações relacionadas a LGPD. Além de visões padrão para avaliações de risco, violações de dados, e nível de compliance. Também fornece recursos que permitem customizar todos os fundamentos e requisitos previstos na LGPD, auxiliam na manutenção e controle dos seus processos de segurança de dados.



Auditoria de Processos


O recurso para auditoria de processos, permite o planejamento, gerenciamento e execução de diversos níveis de análises, com suporte avançado de operações via workflow no nível de auditoria contínua. Com um moderno painel gerencial, é possível demonstrar o status e planejamento das auditorias em tempo real, de forma simples e objetiva.


Segurança de Dados


Com uma console unificada e flexível, atua como uma interface de gerenciamento omnichannel para equipes de DPO, GRC e Auditoria, fornecendo recursos que permitem avaliar, monitorar e tratar diversos incidentes e eventos de segurança do ambiente, além de automatizar ações de análise e controle de dados.

É imprescindível ter ao seu lado uma equipe que ofereça recursos e serviços especializados para o gerenciamento de segurança empresarial centralizada, para que seja possível a avaliação de riscos e gerenciamento da conformidade com várias fontes reguladoras que se aplicam ao seu negócio.


A TPS IT pode ajudar a manter em segurança os dados da sua empresa e os dos seus clientes, entre em contato!


4 visualizações

© 2020 TPS IT - Todos os direitos reservados

  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook TPS IT
  • Twitter Basic Black