Equipe de TI: como aumentar a produtividade na área

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Os níveis de produtividade influenciam diretamente nos custos e resultados da sua empresa. Isso faz com que, além de ter processos bem estruturados e uma operação organizada, seja preciso buscar meios de conseguir otimizar o trabalho da equipe, conseguindo fazer com que ela trabalhe melhor.

Pensando nisso, a TPS IT, em parceria com a Ivanti, mostra aqui algumas dicas de como transformar e aumentar a produtividade na sua equipe de TI. Aproveite a leitura!

Obtenha uma melhor produtividade da equipe de TI

Como os negócios estão totalmente apoiados na tecnologia, as equipes de TI tendem a crescer exponencialmente, já que as demandas são cada vez maiores, gerando custos de forma exponencial para o negócio. Como tudo depende do “pessoal da TI”, desde manter equipamentos operacionais, garantir o funcionamento da internet, dos sistemas e apps, até mesmo desenvolver novos programas e customizar os atuais para adequar às necessidades da empresa, buscar soluções que automatizam, organizam e melhoram a produtividade, se tornaram vitais para o sucesso das empresas.

Portanto, trabalhar de forma inteligente, utilizando ambientes tecnológicos integrados, com custos adequados, que gerem rápidos resultados e estejam alinhados com as necessidades de cada negócio, são a base para uma melhora significativa de produtividade.

A produtividade da empresa está nas mãos da TI

Falando de uma visão mais ampla, não há nenhum exagero nessa afirmação: a produtividade das companhias depende das áreas de TI.

Quanto se ganhou em segurança, disponibilidade, estabilidade e flexibilidade com o cloud computing? Empresas inteiras podem trabalhar de qualquer lugar do mundo graças às aplicações na nuvem com alta acessibilidade. O forte crescimento das plataformas de cloud como Azure, AWS e Google Cloud nos prova que mover sistemas para a nuvem é mais do que uma tendência, é uma necessidade para garantir a competitividade dos negócios e sobrevivência das instituições.

Integração entre sistemas e pessoas é imprescindível

A sua empresa pode usar os melhores sistemas disponíveis no mercado ou contar com os melhores desenvolvedores para construir aplicações internas incríveis, mas sem integração e gerenciamento dessas informações, a produtividade cai absurdamente. Assim como pessoas de outros departamentos precisam conversar para garantir o sucesso do negócio, os sistemas também precisam.

Forneça boas ferramentas e infraestrutura adequada

Trabalhar com uma infraestrutura inferior à ideal para realizar um bom serviço, bem como não ter as ferramentas suficientes, aumenta as chances de a equipe se desmotivar e a qualidade na entrega se deteriorar. Isso influencia diretamente na produtividade e afeta os resultados da gerência de TI.

Para evitar esse tipo de problema, investir em um ambiente adequado, fornecendo soluções modernas e flexíveis, bem como, toda a infraestrutura necessária para o trabalho dos colaboradores, sendo ele remoto, nos escritórios ou de forma mista, fazem total diferença nos resultados do negócio.

Invista no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores

O treinamento é necessário para ajudar a aumentar o conhecimento da equipe, capacitando-a ainda mais para o trabalho. Já o desenvolvimento é fundamental para melhorar as habilidades de cada um.

Portanto, para melhorar a produtividade da equipe da gerência de TI, vale a pena investir em cursos, palestras e seminários, por exemplo. Além de desenvolver técnicas que aprimoram os conhecimentos e melhoram os resultados da empresa, essas ações ajudam a motivar mais os colaboradores, fazendo com que eles se sintam mais envolvidos com os objetivos do negócio.

Minimize os riscos

Além de mitigar os riscos referentes ao sistema e às informações (como utilização de antivírus e firewall), deve-se preocupar em armazenar os arquivos na nuvem, prevenindo a perda de dados importantes e evitando fazer com que a equipe gaste o tempo tentando recuperar as informações, caso haja algum problema.

Clique na imagem abaixo para mais dicas de como melhorar a produtividade da sua equipe de TI!

tpsit blog equipe ti como aumentar produtividade

Além dessas dicas, você pode investir nas soluções Ivanti. Com elas você aumenta a produtividade da sua equipe de TI, reduz seus custos operacionais e principalmente fornece um ambiente seguro, flexível e adequado às novas necessidades tecnológicas do dia-a-dia. Saiba mais sobre essas soluções:

Plataforma Ivanti Neurons:

  • Gestão e proteção de dados;
  • Correção preventiva de problemas;
  • Alimentação de informações em tempo real;
  • Otimização de ativos de software e hardware;
  • Uma visão 360o. de toda a gestão de serviços, processos e dados do seu negócio.

Ivanti Neurons Service Management:

  • Gerenciamento flexível de serviços de TI;
  • Automatização de fluxos de trabalho;
  • Gestão de solicitações de canais diversos;
  • Alinhamento entre TI e negócio tornando a sua empresa um parceiro estratégico.

Ivanti Neurons Asset Management:

  • Gestão Estratégica de Ativos de TI: onde estão seus ativos, quanto eles estão custando a você e como eles estão se saindo ao longo de seu ciclo de vida;
  • Visibilidade de ativos adquiridos e atribuídos, níveis de estoque atuais;
  • Aumento na velocidade de provisionamento e redução nas chamadas de atendimento pelo seu CSC, Service Desk e/ou Help Desk;
  • Aumento na segurança: evite roubos e perdas, instale atualizações e garanta que seus ativos sejam usados em conformidade.

Ivanti Neurons Digital Assistant:

  • Forneça aos seus funcionários respostas imediatas, ajuda e notificações oportunas, com orientação contínua por toda parte;
  • Reduza o número de chamados de Help Desk;
  • Encaminhe os tickets para a equipe certa com o contexto necessário;
  • Ofereça ajuda imediata em 14 departamentos e em 9 idiomas.

 

Quer melhorar o desempenho da sua equipe de TI e automatizar as atividades operacionais da sua empresa, reduzindo custos e melhorando seus resultados?

A TPS IT, em parceria com a Ivanti, oferece as soluções adequadas para você!

Entre em contato com nossos especialistas!

Fernando Lopes

Fernando Lopes

Diretor Financeiro e Administrativo da TPS

Expert em Tecnologia da Informação (TI) e Serviços, com domínio em Entrega de Serviços, Processos de Negócios, Arquitetura Empresarial, Acordos de Nível de Serviço (SLA) e ITIL.