Benefícios das soluções de tecnologia para o trabalho remoto

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A Covid-19 gerou uma imprevisibilidade em diversos setores, o que levou as organizações a pensarem modos de manter a produtividade enquanto mantém seus colaboradores seguros.

O caminho escolhido por muitas empresas foi o de adoção do trabalho remoto. Esse modelo de trabalho não é uma novidade, nos últimos anos muitas organizações já repensaram sua forma de produção para que seus colaboradores trabalhassem de casa.

Quando se fala em âmbito nacional, pesquisa feita pela Gartner mostrou que o novo coronavírus levou 77% das pequenas e médias empresas brasileiras para o home office.

A mesma pesquisa indica que 60% das empresas compraram ou pretendem comprar novos softwares para o home office, e 64% dos funcionários ouvidos aprenderam a usar essas ferramentas com facilidade.

Entre as vantagens do trabalho remoto podemos citar:

  • Não há necessidade de deslocamento.
  • Ajuste das horas de trabalho em função das responsabilidades da vida pessoal.
  • Redução de custos.
  • Vestuário mais casual.
  • Aumento da produtividade.
  • Possibilidade de cuidar dos filhos e dos animais de estimação.

Desvantagens do trabalho remoto:

  • Dificuldade de comunicação com os colegas.
  • Interação social e solidão.
  • Problemas de conexão com a internet.
  • Relação com o cliente.
  • Manter a concentração.

Percebe-se assim, que ainda existem desafios a serem superados na comunicação entre equipes e também na revisão de normas de segurança da informação. Observe esses dados:

  • Apenas 36% dos funcionários utilizam senhas fortes, com letras, números e caracteres aleatórios.
  • Somente 39% têm um antivírus.
  • 29% diz utilizar firewalls.
  • 28% utiliza VPN (28%).
  • 22% utilizam softwares de segurança de e-mail.
  • 40% dos trabalhadores utilizam apenas os próprios dispositivos no home office.
  • Apenas 19% dizem ter recebido formação em segurança da informação para trabalho à distância.

Diante desse cenário, podemos afirmar que poucas empresas estão totalmente prontas para oferecer uma produção completamente remota, que seja atraente e produtiva.

Existem algumas minúcias que as empresas devem se atentar e oferecer aos seus colaboradores:

Ativar suporte de autoatendimento

É extremamente necessário um portal de suporte de TI de autoatendimento para gerenciar a sua equipe no trabalho remoto. Este portal deve ser de fácil acesso e manuseio. Um portal bem projetado, fornece um ponto único para conhecimento e suporte, reduzindo e frequentemente eliminando os atrasos inerentes ao suporte por e-mail e telefone.

Forneça tecnologia necessária aos seus funcionários

Verifique se seus funcionários possuem os meios para trabalhar, através de ferramentas e acesso à internet de qualidade. Crie pacotes de serviços para facilitar o uso e o entendimento da tecnologia e dos serviços necessários para o dia-a-dia. Filtre estes pacotes por região, função e outros critérios relevantes. Mais importante ainda, automatize os fluxos de aprovação para minimizar a carga da sua equipe de TI.

Invista na formação de seus funcionários

Alguns trabalhadores remotos não conseguem encontrar as informações básicas e necessárias para cumprir com suas tarefas. Forneça cursos e treinamentos para desenvolver um conhecimento assertivo para o contexto de trabalho remoto.

Aproveite os recursos disponíveis com colaboração em tempo real

Ofereça aos seus funcionários resultados em tempo real, permitindo colaboração virtual e suporte baseado em equipe. As ferramentas de colaboração remota promovem a eficiência e a interação humana, reduzindo a incerteza.

Amplie os serviços remotos para RH, instalações, segurança, entre outros

É inegável a importância da TI para a produtividade do colaborador, mas é apenas um dos vários tipos de serviço importantes. Garanta o fornecimento de um portal de serviços compartilhado e aproveite a familiaridade de seus funcionários com um ambiente de serviço e o estenda a outras áreas em que eles precisam de suporte. Certifique-se de que sua força de trabalho remota obtenha o conhecimento e o suporte, necessários para ter sucesso, independentemente de sua função.

Estamos em uma era que tende a ser cada vez mais digital, invista na interação entre as pessoas através do uso de soluções de autoatendimento e principalmente de inteligência artificial. Dessa forma, você mantém a competitividade da sua empresa e ainda diminui seus gastos.

A TPS IT pode ajudar as organizações que desejam implementar ou expandir sua infraestrutura de gerenciamento remoto de funcionários. Descubra como você pode usar a plataforma de gerenciamento de serviços corporativos Cherwell Service Management para modernizar os processos de negócio e automatizar os fluxos de trabalho de sua empresa, como Recursos Humanos, Gestão de ambiente de trabalho (Facilities), Conformidade Organizacional (Segurança), Gestão de Projetos e muito mais…

Entre em contato conosco e peça uma demonstração!

Fernando Lopes

Fernando Lopes

Diretor Financeiro e Administrativo da TPS

Expert em Tecnologia da Informação (TI) e Serviços, com domínio em Entrega de Serviços, Processos de Negócios, Arquitetura Empresarial, Acordos de Nível de Serviço (SLA) e ITIL.