Tecnologia: perspectivas em um mundo globalizado

Tecnologia
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Nossa geração acompanhou grandes mudanças em pouco tempo. Vivemos desde o início da pandemia mudanças drásticas no mundo, na forma de trabalho, nos objetivos, nos direcionamentos corporativos, no uso da energia, e em muitos outros pontos relevantes para a nossa sociedade. 

Agora vivenciamos uma recessão global que poderá influenciar ainda mais o nosso dia a dia e principalmente nossa visão de futuro. No entanto, no que diz respeito ao Brasil, temos uma economia em ascensão, algo que difere do mundo e que certamente trará ainda mais investimentos para nosso país. 

Por isso, falaremos hoje sobre as expectativas de inovação tecnológica para o Brasil.  Boa leitura! 

Momento história: o  que é tecnologia?

É na Grécia que temos a primeira apresentação da temática, em que téchine (arte, destreza) e logos (palavra, fala) representavam o desenvolvimento de uma habilidade que tinha e seguia determinadas regras para alcançar algo.

Heródoto foi o primeiro a abordar o tema como sendo “um saber fazer de forma eficaz”. Transformar a natureza a fim de garantir a sua subsistência. Ainda entre os gregos, Aristóteles acreditava que a téchine está acima da experiência, mas inferior ao raciocínio. A tecnologia é um fazer racional pelo logos, o raciocínio.

A Idade Média fez um paralelismo entre arte e técnica como a Grécia Antiga fazia, como elementos de um trabalho manual. O conceito tal como temos hoje vem da Idade Moderna; o primeiro autor a falar disso foi Francis Bacon, que afirmou que tecnologia é a técnica que incorporou conhecimentos científicos. Uma associação indissociável.

Por volta da metade do século XX, o termo tecnologia assumiu meios, ferramentas, ideais, processos e máquinas. Percebemos um avanço na própria constituição do termo. A tecnologia se define como corpo de conhecimentos teóricos, científicos. Uma ciência aplicada, voltada para a prática. Já não percebemos sentido em separar ciência e tecnologia, posto que há interdependência entre as duas.

A tecnologia em um  mundo globalizado

A tecnologia cumpre um papel fundamental para a globalização, encurtando as fronteiras, trazendo consigo meios de comunicação cada vez mais eficientes, que impõe novas formas de pensar, agir, conviver e até mesmo produzir. O uso das tecnologias vem transformando as relações humanas em todas suas dimensões: emocionais, econômicas e sociais. 

Um dos grandes avanços da era tecnológica foi provocar a geração da rede informatizada, possibilitando o contato rápido entre as pessoas, viabilizando o trabalho a distância e auxiliando significativamente o movimento de globalização. São inúmeras as vantagens de se utilizar a tecnologia como ferramenta industrial; entre elas, estimular os colaboradores, dinamizar a produção, incentivar a autonomia e a criatividade.

Investimento em tecnologia no Brasil

Investimento em tecnologia no Brasil 

O Brasil foi o principal destino de investimentos da China em 2021, segundo novo estudo do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC). O valor total de investimentos subiu mais de 200% em relação ao ano anterior, após queda brusca em 2020 com o início da pandemia e dificuldade nas viagens com as quarentenas. A área de Tecnologia da Informação teve 36% desses investimentos, com dez projetos.

Mas o interesse em investir em tecnologia no Brasil não é só da China. O Brasil foi o quarto país com maior volume de investimentos estrangeiros no primeiro trimestre de 2022. O país subiu duas posições no ranking de países que mais recebem investimentos do exterior. Alta nos preços das matérias-primas e a redução das medidas sanitárias influenciaram resultados, o país saltou da 24ª para a 22ª posição no levantamento realizado em janeiro de 2022. 

Investimentos em TI pelas empresas brasileiras 

É notório o aumento dos gastos e investimentos em TI nas empresas, em 2021 e 2022 a porcentagem ficou por volta de 8,7% da receita. Esses valores continuam crescendo em valor, maturidade e importância para os negócios existentes e em grande parte são para viabilizar novos modelos de negócios. 

Acompanhe os dados nesse gráfico disponibilizado pelo Portal da FGV

Gastos e investimentos em TI

Esse Índice é o gasto total destinado a TI, a soma de todos os investimentos, despesas e verbas alocadas em TI, incluindo: equipamento, instalações, suprimentos e materiais de consumo, software, serviços, comunicações e custo direto e indireto com pessoal próprio e de terceiros em TI, dividido pela receita da empresa.

Investimentos em TI na América Látina 

O mercado latino-americano de TI apresentou um crescimento de 8,5% em 2021, o que reflete a importância do setor no desenvolvimento econômico dos países da região. Ao divulgar suas dez previsões para os próximos anos, a IDC divulgou que, em 2022, o crescimento será de aproximadamente 9,4% no mercado corporativo.

De acordo com um relatório do Google, a potencialização das tecnologias digitais na América Latina pode gerar um impacto econômico anual de US$ 1,3 trilhão até 2030 em seis das maiores economias da região: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru. O número representa 23% do PIB desses países combinados.  

No ranking de investimentos em TI na América Latina o Brasil ocupa o primeiro lugar: 

Investimentos em TI na América Latina

Veja as previsões feitas pela ABRANET para o setor de TI na América Latina nos próximos anos: 

Previsão 1

Até 2024, as empresas digitais permitirão experiências empáticas com o cliente e modelos operacionais resilientes, transferindo 70% de todos os gastos em tecnologia e serviços para modelos como serviço focados em resultados.

Previsão 2

Até 2023, 35% das 5.000 maiores empresas da América Latina redefinirão os processos de escolha de nuvem para focar nos resultados de negócios em vez dos requisitos de TI, valorizando o acesso aos portfólios de fornecedores, do dispositivo até a borda e dos dados até o ecossistema.

Previsão 3: 

Até 2023, 40% das 5.000 maiores empresas da América Latina usarão serviços governamentais assistidos por Inteligência Artificial ligados à nuvem para gerenciar, otimizar e proteger dados e recursos dispersos, mas 30% não atingirão o valor total devido a incompatibilidades de habilidades de TI.

Previsão 4: 

Até 2024, 40% dos orçamentos de TI das 5.000 principais empresas da América Latina serão redistribuídos por conta da adoção de pacotes de soluções integradas “como serviço” nas áreas de segurança, plataformas em nuvem, espaço de trabalho virtual e conectividade.

Previsão 5: 

Até 2025, os líderes do setor que enfrentarem transições sistêmicas ou obrigatórias na próxima década dobrarão seus gastos em TI para novos ambientes, mas terão dificuldades em alcançar os ganhos esperados em eficiência operacional de TI.

Previsão 6: 

Até 2024, 50% das 5.000 maiores empresas da América Latina ganharão o dobro, em termos de retornos significativos, com os investimentos em tecnologia que melhoram as atividades de funcionários/clientes em comparação com aquelas que automatizam processos individuais.

Previsão 7: 

Até 2025, as divergências regionais em termos de privacidade de dados, segurança e os regras de captura/uso/divulgação forçarão 90% das empresas latino-americanas a reestruturarem seus processos de governança de dados centralizados em uma base autônoma.

Previsão 8: 

Até 2024, 40% das 5.000 maiores empresas da América Latina irão transferir metade de seus investimentos em hardware/conectividade de nova tecnologia para modernizar e redesenhar experiências pessoais de clientes e funcionários em seus próprios locais.

Previsão 9: 

Até  2025, 40% das 5.000 principais empresas da América Latina terão equipes de Sustentabilidade Digital, encarregadas de avaliar, certificar e coordenar o uso de dados de negócios e sustentabilidade de TI e plataformas analíticas oferecidas por provedores de TIC.

Previsão 10: 

Até 2025, as operações de valuation de empresas públicas serão baseadas na confiança em controles para o uso adequado/eficaz dos dados e em controles financeiros com foco no aumento de gastos com soluções baseadas em dados.

Soluções em tecnologia para transformação digital 

Com todo esse investimento em tecnologia é importante estar preparado para a transformação digital que com certeza ocorrerá. A TPS IT oferece soluções que ajudarão a sua empresa a modernizar os seus processos. Confira: 

SOLUÇÕES IVANTI

Com as soluções Ivanti, gerencie e automatize seus processos de TI e negócios. Encontre, corrija e proteja cada dispositivo, em qualquer lugar, de forma automática. Garanta segurança para a sua equipe, esteja ela onde estiver, e permita que seus colaboradores façam o que sabem fazer de melhor.

Com o IVANTI NEURONS FOR ITSM

Automatize fluxos de trabalho, eliminando processos manuais dispendiosos e tornando seu negócio mais eficiente, compatível e seguro. Aproveite a tecnologia digital e a automação inteligente para agilizar as tarefas e processos que consomem tempo e mão-de-obra, e ainda são ineficientes para o gerenciamento de gastos não estratégicos. Recursos Humanos, Facilities, Contratos, Projetos e muito mais…

Com o IVANTI NEURONS FOR ITAM

Consolide seus dados de ativos de TI e permita rastrear, configurar, otimizar e gerenciar estrategicamente seus ativos durante todo o ciclo de vida. O design configurável da solução ajuda você a definir e seguir seus próprios fluxos de trabalho ou implementar processos prontos para uso. Seja gerenciando ativos de hardware, servidor, cliente, virtual, nuvem ou software, você obtém uma visão completa de sua posição de gerenciamento de ativos de TI.

CHERWELL IT SERVICE MANAGEMENT 

O CHERWELL IT SERVICE MANAGEMENT é uma plataforma digital para o gerenciamento e automação de serviços e processos para seu negócio. Com recursos de desenvolvimento e entrega que não necessitam de codificação, disponibiliza inúmeros recursos ITSM para sua operação.

Essa solução possui: 

Serviços ESM (gerenciamento de serviço empresarial), como:

  • RH
  • Contratos
  • Projetos
  • Facilities
  • Segurança da Informação
  • LGPD, dentre outros.

É uma plataforma projetada para suportar qualquer combinação de aplicativos pré-construídos e personalizados para atender aos requisitos de gerenciamento de serviços da sua organização.

CHERWELL INFORMATION SECURITY MANAGEMENT (ISM) 

Essa solução possui os recursos de automação LGPD do Cherwell, fornecem uma visão geral de citações relacionadas a LGPD. Além de visões padrão para avaliações de risco, violações de dados, e nível de compliance. Também fornece recursos que permitem customizar todos os fundamentos e requisitos previstos na LGPD, auxiliando na manutenção e controle dos seus processos de segurança de dados.

AUTOMATIONEDGE AI for IT SaaS

Ajuda a automatizar a maioria das áreas de TI, como suporte ao usuário final, rede, data center, segurança e suporte a aplicativos. O bot AI pode ajudar a equipe de suporte com a resolução automática de tíquetes de TI restantes.

AutomationEdge entende a linguagem de TI com a ajuda de seus recursos de Compreensão de Linguagem Natural (NLU) e Aprendizado de Máquina (ML). Os assistentes do AutomationEdge AI são pré-treinados em mais de 250 habilidades de TI, o que ajuda a fornecer a automação de problemas de TI.

O AIVO CUSTOMER INTELLIGENCE

É uma das mais completas plataformas de atendimento ao cliente com Inteligência Artificial. Automatize e aplique inteligência em todas as etapas do seu serviço. Gerencie o conteúdo de maneira simples e ágil. Engage, Agentbot, Live, Help e Voice.

Com uma visão moderna e conectada, a TPS IT transforma a TI da sua empresa. 

Nosso portfólio pode ajudar você a agilizar sua transformação digital, automatizando suas rotinas diárias e reduzindo seus custos operacionais.

Não perca tempo, se prepare para toda essa inovação e investimentos que o Brasil receberá. 

Solicite uma demonstração! 

Fernando Lopes

Fernando Lopes

Diretor Financeiro e Administrativo da TPS

Expert em Tecnologia da Informação (TI) e Serviços, com domínio em Entrega de Serviços, Processos de Negócios, Arquitetura Empresarial, Acordos de Nível de Serviço (SLA) e ITIL.