Qual a importância do desenvolvimento e integração de sistemas para uma empresa?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A decisão de implementar uma integração de sistemas é um passo muito importante para que seja alcançado o sucesso da sua estratégia de gestão através de ERPs e de outras plataformas digitais.

Grande parte das empresas opera com diversos ambientes de TI e sempre é um desafio compartilhar informações de negócios entre várias aplicações, base de dados e sistemas complexos, de diversas origens e arquiteturas, sejam em cloud, mobile ou legados on premise.

Se tornou obsoleta a troca de arquivos ponto-a-ponto e chamadas de APIs via códigos. Independente do porte da empresa, ter soluções de tecnologia bem integradas é um fator de sucesso para o negócio, pois evita retrabalhos da equipe, problemas no atendimento ao cliente e divergências nos processos organizacionais.

Em síntese, é comum que uma empresa trabalhe com diferentes softwares e, quanto maior o diálogo entre eles, mais fácil será o trabalho dos colaboradores e mais bem-sucedidos serão os indicadores de performance e desempenho.

No entanto, é fundamental que as integrações estejam bem feitas, que os dados estejam sincronizados entre os diferentes sistemas e que exista um monitoramento das integrações para verificação de eventuais falhas e erros.

Ao promover a comunicação e integração entre os sistemas , as empresas necessitam organizar uma forma de orquestra-los e garantir que eles se comuniquem de maneira eficiente e ágil.

É hora de deixar de lado as improvisações nas integrações e colocar em prática uma solução efetiva, a integração e orquestração profissional.

O que é a orquestração de APIs e sistemas?

Realizada por meio de soluções especialmente desenhadas para processos de integração, a orquestração de APIs e sistemas, possibilita a realização de transações de dados em tempo real a partir de qualquer origem e arquitetura.

A automação dos processos, mantém a empresa em pleno funcionamento, o que garante que as tarefas não atrasem e que os processos de negócio sejam ágeis. Em outras palavras, não é necessário esperar o processamento dos dados de um sistema para que outra aplicação receba a informação horas depois. Tudo ocorre em tempo real, o que coloca em prática o conceito de Transformação Ágil dos negócios, integrando todos os tipos aplicações diversas: on premise, cloud, mobile.

Entre outras grandes vantagens da orquestração estão o baixo nível de acoplamento na integração; ela é baseada em padrões (componentes e conectores prontos e homologados); e demanda pouco esforço de integração, mesmo envolvendo vários sistemas sendo integrados ao mesmo tempo.

Não existe mais um espaço para a improvisação, principalmente no ambiente tecnológico. Vivemos na era digital, onde todas as áreas exigem maior capacitação. Não seria diferente nos ambientes de TI e de suas equipes. Hoje, é necessário ter respostas rápidas e ágeis aos desafios de negócios em um cenário altamente competitivo.

A T​PS IT entende que as necessidades e os desafios do seu negócio são únicos, portanto, é necessária uma abordagem exclusiva para auxiliar na integração e orquestração dos seus sistemas de modo que modernize os serviços da sua empresa.

Disponibilizamos por exemplo, ​Os aplicativos mescláveis mApp ™ que são uma técnica de empacotamento patenteada para conteúdo mesclado na plataforma Cherwell. Essa abordagem exclusiva, permite a fácil reutilização e compartilhamento de integrações, extensões e pacotes de orquestração que complementam e aprimoram a solução Cherwell ITSM, bem como o Cherwell HR, Facilities e Information Security (ISMS).

Em vez de criar recursos a partir do zero, você pode simplesmente baixar um aplicativo mApp do mApp Exchange e mesclá-lo ao seu ambiente Cherwell, e dessa forma economizar tempo e dinheiro.

As soluções Cherwell mApp ™ permitem a escolha de centenas de integrações e extensões disponíveis para que você possa estender em minutos, o que necessitaria de meses para ser executado. As integrações mais populares incluem ERPs como o SAP, outras soluções ITSM, sistemas de discovery ou inventário, ferramentas de colaboração e sistemas de gerenciamento de operações e monitoramento de eventos.

As extensões mais comuns incluem painéis adicionais, relatórios e principalmente recursos que permitem a orchestração de serviços. Ao integrar-se às soluções de provisionamento, são fornecidos pacotes de orquestração configuráveis. E o melhor de tudo, todo o conteúdo fornecido pela Cherwell e a maioria dos outros aplicativos mApp que não são da Cherwell são gratuitos.

Enfim, com o Cherwell, compreendemos quais são as demandas digitais do seu negócio, facilitando a integração de suas tecnologias a um custo competitivo. Aproveite nossa plataforma para orquestrar de forma unificada seus fluxos de trabalho, sistemas e informações, elevando os resultados, reduzindo custos e aprimorando a experiência do usuário para acelerar a transformação digital em toda a organização.

Entre em contato conosco e peça uma demonstração!

Fernando Lopes

Fernando Lopes

Diretor Financeiro e Administrativo da TPS

Expert em Tecnologia da Informação (TI) e Serviços, com domínio em Entrega de Serviços, Processos de Negócios, Arquitetura Empresarial, Acordos de Nível de Serviço (SLA) e ITIL.