7 tendências de tecnologia para 2022

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Conhecer as tendências tecnológicas para esse ano que inicia é uma forma de observar quais caminhos o mercado de tecnologia está seguindo e se preparar para os desafios que podem surgir em 2022. O novo cenário é em grande parte construído pelas mudanças vindas dos anos anteriores, nos quais a pandemia da covid-19 acelerou a transformação digital e o trabalho remoto, sendo preciso pensar ainda mais em cibersegurança.

Separamos aqui algumas das que prometem ser as grandes protagonistas tecnológicas de 2022.

1- O metaverso

Apesar de não ser um conceito novo, o metaverso é sem dúvida a tendência tecnológica mais aguardada de 2022. A expressão define um espaço virtual compartilhado, que as pessoas poderão acessar usando óculos especiais e outros equipamentos. Em outras palavras, metaverso é o nome usado para denominar um ambiente virtual imersivo, coletivo e hiper-realista, onde os usuários poderão conviver usando avatares customizados em 3D, ou seja, uma evolução da internet atual.

2- Maior espaço para a Inteligência Artificial

Inúmeras empresas já utilizam ou fornecem soluções que são baseadas em Inteligência Artificial. Esse tipo de tecnologia fornece respostas inovadoras para problemas cotidianos e está presente desde nossos celulares e algoritmos de redes sociais, até softwares de gestão com análise preditiva, controle de estoque e de produção, análise de exames e históricos médicos, identificação das placas dos carros registradas por radares de velocidade e infinitas outras possibilidades de uso. Além de capacitar grande parte da automação de processos robóticos, RPAs, o que permite que as cargas de trabalho sejam reduzidas nos departamentos de administração, logística, contabilidade e RH, entre outros. A tendência é que a Inteligência artificial ganhe mais força em 2022 e nos próximos anos.

3- Inteligência Artificial Generativa

A Inteligência Artificial Generativa é uma das facetas da IA, ela utiliza dados para aprender novos artefatos e realizar novas criações, que são semelhantes à original, porém mais inovadoras. Todo o funcionamento da Inteligência Artificial Generativa acontece de forma inteligente e automatizada de acordo com o que é requisitado pelo usuário.

A Inteligência Artificial Generativa é uma das melhores formas de promover inovação com mais rapidez nas empresas. Isso porque ela consegue gerar novos “artefatos” com base em dados de amostra, sem repetições. Atualmente, menos de 1% dos dados gerados pelas empresas vêm da IA Generativa, mas essa realidade deve mudar rapidamente.

4- Data Fabric

Data Fabric é uma arquitetura de dados que proporciona uma integração flexível e resiliente das fontes de dados entre plataformas e utilizadores empresariais. O resultado são dados disponíveis em todos os lugares nos quais são necessários. Configurando-se assim como a chave para a modernização do gerenciamento e integração de dados.

Com a implementação dessa arquitetura, localizar os dados, integrá-los com outras fontes e tomar decisões com base nas análises pode ser muito mais rápido e prático.

5- Hiperautomação

A hiperautomação é uma das grandes apostas para 2022. Basicamente, a hiperautomação busca identificar, avaliar e automatizar o máximo possível os processos de negócios e de tecnologia da informação dentro de uma organização. Para isso, é necessário contar com plataformas específicas — RPA, plataformas low-code e ferramentas de process mining (mineração de processos). Segundo a consultoria Gartner, as empresas podem reduzir em até 30% os custos operacionais de TI se redesenharem os seus processos e adotarem diversas ferramentas e plataformas, como:

  • Inteligência artificial;
  • Aprendizado de máquina;
  • Arquitetura de software orientada a eventos;
  • Automação de processos robóticos (RPA);
  • Gerenciamento de processos de negócios (BPM);
  • Suítes de gerenciamento de processos de negócios inteligentes (iBPMS);
  • Plataforma de integração como serviço (iPaaS);
  • Ferramentas de low code e no code e
  • Pacotes de software.

6- Aumento do investimento em cibersegurança

Com os ciberataques cada vez mais recorrentes, as empresas tendem a aumentar os seus níveis de cibersegurança. Nos últimos anos ficou nítido que empresas de todos os tamanhos e setores podem se tornar alvo de ataques de ransomwares. A área de Segurança da Informação crescerá muito em comparação ao ano de 2021, pesquisas e estudos vêm alertando sobre os prejuízos financeiros e na reputação da empresa que ataques cibernéticos podem causar. Essa conscientização trouxe mudanças para o posicionamento das empresas nesse e nos próximos anos.

7- Aumento das plataformas nativas da nuvem

Para um fornecimento de recursos digitais de verdade em qualquer lugar, as empresas deverão se afastar das migrações familiares de “elevação e mudança” em direção às plataformas nativas da nuvem. Visto que essas plataformas usam os principais recursos da computação em nuvem para fornecer recursos escalonáveis e elásticos relacionados à TI “as a service”, entregando um tempo de retorno mais rápido e custos reduzidos.

É perceptível que grande parte das tendências apontadas aqui são uma evolução das tecnologias que já utilizamos no nosso dia a dia. O objetivo é usar as informações disponibilizadas aqui para a tomada de decisão e mudanças nos processos da sua empresa.

A TPS IT fornece soluções para que seja possível que você invista nessas tendências e além disso, que você e seus colaboradores trabalhem de forma segura de qualquer lugar. Entre nossas soluções estão:

Transformação digital

Com todas essas inovações cada vez mais integradas e complexas, empresas de todos os segmentos devem rever e atualizar suas atuais tecnologias, com o objetivo de se tornarem mais competitivas, eficientes e otimizadas. Está cada vez mais evidente, que as empresas precisam se tornar mais ágeis, flexíveis e adequadas aos novos mercados que estão surgindo.

Gerenciamento e análise de dados

Não adianta várias inovações para a coleta de dados se sua empresa não consegue utilizá-los da melhor forma possível. As soluções da TPS IT proporcionam a sua empresa, recursos e serviços que permitem o gerenciamento e análise dos dados corporativos.

Segurança de dados e LGPD

Como apontado anteriormente, 2022 será o ano de investimento em cibersegurança. Deixar esse ponto de lado é um risco muito grande para qualquer empresa. A TPS IT oferece soluções que fornecem um gerenciamento unificado de riscos, atuando diretamente na conformidade de processos e na normatização para a LGPD.

Conheça mais produtos e soluções TPS IT e torne todos os lugares possíveis em seu local de trabalho!

Solicite uma demonstração!

Fernando Lopes

Fernando Lopes

Diretor Financeiro e Administrativo da TPS

Expert em Tecnologia da Informação (TI) e Serviços, com domínio em Entrega de Serviços, Processos de Negócios, Arquitetura Empresarial, Acordos de Nível de Serviço (SLA) e ITIL.