O papel das soluções de ESM (Enterprise Service Management) na transformação digital das empresas.

Atualmente é difícil conceber a idéia de uma empresa que não use tecnologia nas suas operações. O mundo hoje é digital, o que levou a tecnologia a ocupar todos os departamentos.

Existem empresas que ainda insistem em oferecer serviços mal organizados, sobretudo, se forem internos. É possível observar esse despreparo desde a contratação de novos colaboradores até à aprovação de contratos. Não é incomum a existência de uma caixa de entrada de e-mail com mensagens perdidas e ignoradas. Este tipo de comportamento não é mais tolerado.



Os clientes estão mais exigentes e cobram uma experiência de consumo que atenda a todas as suas expectativas. Isso abarca desde uma abordagem positiva até um atendimento pós venda. Esta nova forma de oferecer seus serviços exige melhores ferramentas.

Como apontamos anteriormente, estamos na era digital. Dessa forma, o setor de Tecnologia da Informação (TI) acabou assumindo um papel de extrema importância na transformação das organizações.

Muitas organizações já deram os primeiros passos ao investir no departamento de tecnologias da informação. No entanto, ao adotar um serviço empresarial em vez de manter apenas a Gestão de Serviços de TI (ITSM), sua empresa pode alargar os conceitos e capacidades de gestão de serviços em toda a sua organização.

Um dos benefícios dessa forma de repensar a forma de produzir, é a automação de processos. A automação visa substituir metodologias de trabalho que já são ultrapassadas, lentas, de baixa eficiência organizacional e burocráticas por alternativas inovadoras. Muitas vezes, esses novos recursos são baseados na inteligência da máquina e no seu grande potencial de lidar com altas quantidades de dados e informações com rapidez.

Essas mudanças modificarão para melhor a rotina do seu negócio, pois otimizará seus procedimentos administrativos e processos operacionais. Com isso, toda a sua cadeia produtiva é beneficiada, o que, em médio prazo, tende a impactar de forma positiva a lucratividade da empresa, mantendo ou até mesmo aumentando a qualidade das entregas.

Neste processo, a Gestão de Serviços de TI é fundamental para as organizações desempenharem suas funções e operarem com máxima eficiência. Sendo que, as suas melhores práticas podem e devem ser aplicadas em outros departamentos.

A partir disso, podemos afirmar que as ferramentas de ESM ( Enterprise Service Management) abrangem toda a rede digital e toda a sua cartela de produtos. Diante disso, o ESM é uma das melhores escolhas por aplicar os conceitos do ITSM a outros setores, podemos citar como exemplo os de Recursos Humanos, Jurídico e Financeiro. O que garante maior eficiência, eficácia, controle e organização.


O que é ESM?

Mas afinal, o que é ESM? ESM (Enterprise Service Management) ou Gestão de serviços às empresas, é a capacidade de gerir processos em várias linhas de negócio a partir de uma única aplicação que tem a flexibilidade para tratar de tudo. Este tudo pode incluir: TI, Recursos Humanos, Instalações, Frota, Gestão de Casos, Gestão de Projetos e até alguns aspectos da Contabilidade - qualquer departamento que preste algum tipo de serviço. O ESM é geralmente fornecido através de uma plataforma de software de gestão de serviços empresariais que permite que estes departamentos prestem serviços aos seus utilizadores de uma forma racionalizada e rentável. Uma boa Gestão de Serviços Empresariais cria uma abordagem fundamental para gerar economia de custos e inovações operacionais.

É inegável que a transformação digital é uma realidade e as empresas devem utilizar cada vez mais os recursos tecnológicos para aprimorar suas operações e reduzir a necessidade de retrabalho.

Em resumo, a gestão de serviços empresariais é a forma mais rápida de as equipas de TI contribuírem na transformação digital das empresas.

A TPS IT possui a solução mais flexível do mercado e pode te auxiliar nesse processo. Descubra como você pode usar a plataforma de gerenciamento de serviços corporativos Cherwell Service Management para modernizar os processos de negócio e automatizar os fluxos de trabalho de sua empresa, como Recursos Humanos, Gestão de ambiente de trabalho (Facilities), Conformidade Organizacional (Segurança), Gestão de Projetos e muito mais...

Entre em contato conosco e peça uma demonstração



#ESM #TPSIT #transformaçãodigital

0 visualização

© 2020 TPS IT - Todos os direitos reservados

  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook TPS IT
  • Twitter Basic Black