Como a Tecnologia Cognitiva irá transformar nossa vida

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Todos nós já tivemos contato com alguma obra de ficção científica que mostrava um futuro distante no qual computadores assumiriam o lugar das atividades humanas em muitas tarefas. Com a Tecnologia Cognitiva esse futuro chegou e transformará nossas vidas. Esse artigo busca mostrar o que é tecnologia cognitiva e como ela impactará o nosso dia-a- dia. Boa leitura!

O que é Tecnologia Cognitiva?

Os sistemas cognitivos são o resultado da convergência de avanços significativos em vários ramos da ciência da computação, como hardware (processadores e storage mais poderosos e baratos), processamento de linguagem natural, “machine learning, como redes neurais”, reconhecimento de padrões, etc.

A Tecnologia Cognitiva é baseada em um dos sistemas mais perfeitos e complexos já conhecidos, o cérebro humano. Porém, as funcionalidades cerebrais dos seres humanos são otimizadas nessa técnica. A inteligência cognitiva funciona como uma extensão humana, sendo capaz de absorver, aprender e utilizar todas as informações adquiridas, diferentemente do cérebro humano, que faz uma seleção entre aquilo que será armazenado na memória e o que seria um conhecimento temporário.

Em outras palavras, podemos afirmar que a tecnologia cognitiva, diferente das tecnologias utilizadas até então, é capaz de gerar lógicas e insights, indo além de simplesmente executar ordens pré-programadas. Ela pode ser definida em três elementos-chaves:

Compreensão

Capacidade de registrar um enorme volume de informações e definir um modelo de conceitos, entidades e relações.

Raciocínio

Consegue utilizar as informações captadas para obter respostas e resolver problemas sem ter sido programado para isso.

Aprendizagem

É capaz de chegar a novas conclusões com base nos dados estudados.

Diferença entre Tecnologia Cognitiva e Inteligência Artificial

Várias empresas utilizam Inteligência Artificial para a tomada de decisão. Basear as estratégias em dados ajudou muito a democratizar a tecnologia, tornando-a acessível até mesmo para empresas de pequeno e médio porte.

Entre os usos mais comuns de Inteligência Artificial podemos citar os chatbots (essa tecnologia auxiliou muito na agilização do atendimento ao cliente), e Machine Learning para entender e analisar o comportamento do consumidor e ofertar produtos de acordo com o perfil.

A principal diferença entre Inteligência Artificial e Tecnologia Cognitiva é que a I.A. tem suas ações limitadas, necessitando de supervisão humana, principalmente para a inserção de variáveis.

Os algoritmos cognitivos são projetados para discernir até mesmo o menor dos padrões suspeitos em um grande volume de dados.

Esses algoritmos monitoram em tempo real e usam mecanismos de Machine Learning que possibilitam uma previsão rápida de possíveis ameaças, minimizando assim os impactos de um ataque e garantindo a segurança da informação.

Em resumo, diferentemente da I.A., a Tecnologia Cognitiva é desenvolvida a partir de um ecossistema de linguagens de programação e suítes de plataformas e ferramentas, todas trabalhando de forma integrada, para aprimorar as funções cognitivas.

Vantagens da Tecnologia Cognitiva

Sistemas que reúnam inteligência cognitiva e inteligência artificial são capazes de processar e analisar dados de diferentes formatos e fontes, sendo que, em sua execução, nenhum dado ou conhecimento é deixado de lado.

Sendo assim, o uso de Tecnologia Cognitiva para tomada de decisões são o complemento perfeito para processos mais eficientes, principalmente no que diz respeito à velocidade de processamento e à cibersegurança. Conheça algumas das vantagens da Tecnologia Cognitiva e seus usos:

1. Acessibilidade a partir de todas as mídias

A computação cognitiva pode ser aplicada para executar tarefas repetitivas, independentemente da plataforma utilizada. A execução de algoritmos na nuvem permite que ela seja acessível de qualquer mídia, enquanto os insights gerados podem ser analisados sem limitações espaciais ou geográficas.

2. Leitura de dados não estruturados

Quando falamos na análise de dados, possuímos dois conceitos de armazenamento. Os chamados dados estruturados são completos e identificados de forma nítida, algo que facilita a leitura. Porém, existem aqueles que não estão disponíveis e sua leitura é mais complexa para os humanos, são os dados não estruturados. A Tecnologia Cognitiva é capaz de analisar essas informações aparentemente desconexas para gerar conclusões. Assim, todo tipo de informação se torna insumo para que o sistema determine padrões e faça as suas conexões.

3. Monitoramento de sensores externos

É enorme o número de aplicações de Internet das coisas (IOT). A implementação de sensores inteligentes é uma forte tendência no mercado de tecnologia. Eles podem ser conectados a todos os tipos de equipamentos e objetos, gerando dados precisos de funcionamento.

O uso de serviços cognitivos ligados à IoT fornece novas informações de funcionamento de equipamentos industriais, por exemplo. Ao acompanhar os dados gerados em sua operação, o sistema consegue monitorar em tempo real a eficiência de um equipamento e sugerir ações aos operadores.

4. Auxilia na análise de dados

Sejam os dados estruturados ou não, um sistema cognitivo é capaz de analisá-los. Dessa forma, abre-se uma nova abordagem para o tratamento de grandes volumes de dados, conceito que ficou conhecido como Big Data.

A análise inteligente de dados facilita a interpretação de seus dados e colabora para que as empresas tirem melhores conclusões. A sua aplicação se torna uma ferramenta poderosa para a tomada de decisão em companhias que geram grandes volumes de informações.

5. Facilita a automação

O chamado RPA (Robotic Process Automation) é uma maneira de automatizar processos humanos em uma empresa. Ou seja, atividades repetitivas que antes eram executadas por profissionais são transferidas para uma máquina, que compreende os passos de execução da tarefa e busca formas de otimização.

A TPS IT em parceria com os principais tecnologias do mercado como a Ivanti, AutomationEdge e DOMO, oferece soluções que auxiliarão a sua empresa a se adequar a essa nova realidade, na qual a Tecnologia Cognitiva é tão necessária. Entre as soluções podemos citar:

Transformação Digital

Como o próprio nome sugere, essa solução transforma a sua TI, proporcionando recursos modernos e flexíveis para a transformação digital de sua empresa. Você terá à sua disposição uma plataforma digital para o gerenciamento e automação de serviços e processos para seu negócio. Com recursos de desenvolvimento e entrega que não necessitam de codificação, disponibiliza inúmeros recursos ITSM (gerenciamento de serviços para TI) e ESM (gerenciamento de serviço empresarial), como RH, Contratos, Projetos, Facilities, Segurança da Informação, LGPD, dentre outros. A plataforma é projetada para suportar qualquer combinação de aplicativos pré-construídos e personalizados para atender aos requisitos de gerenciamento de serviços da sua organização.

Automação e atendimento ao cliente

O mercado tornou- se extremamente competitivo, ágil e complexo. A necessidade de evoluir suas operações de TI, através de soluções e serviços que auxiliam na automação de tarefas comuns, repetitivas e baseadas em regras em todos os setores, se tornou a principal diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio.

Essas soluções proporcionam a sua empresa, recursos e serviços que permitem a automação inteligente de seus processos diários. Garantindo assim maior competitividade e produtividade.

Gerenciamento e Monitoração

As soluções oferecidas pelas TPS IT, em parceria com a Ivanti, proporcionam a sua empresa recursos e serviços que permitem a monitoração e o gerenciamento de sua infraestrutura, de seus sistemas, aplicações e processos diários.

Gerenciamento e análise de dados

Já pensou em ter soluções que proporcionam a sua empresa, recursos e serviços que permitem o gerenciamento e análise de dados corporativos?

O DOMO permite que a sua empresa tenha sucesso na análise de todos os dados críticos de seus sistemas. Ele trabalha seus dados reais adicionando-os como combustível que impulsiona seus negócios. O Domo coloca todos os dados da sua empresa para trabalhar para os seus funcionários em toda a empresa.

Segurança de dados e LGPD

​A solução de gerenciamento de segurança da informação (ISM) da Cherwell, disponibilizada pela TPS IT em parceria com a Ivanti, oferece recursos e serviços especializados para o gerenciamento de segurança empresarial centralizada, para as organizações avaliarem riscos e gerenciarem a conformidade com várias fontes reguladoras que se aplicam aos seus negócios.

Percebemos que as transformações tecnológicas estão acontecendo em uma velocidade cada vez maior se comparado a algumas décadas atrás. Dessa forma, é preciso estar preparado para para as tecnologias futuras e utilizar as que já estão disponíveis, como é o caso das tecnologias cognitivas.

Você está preparado? Conte com a TPS IT para realizar uma transformação digital na sua empresa!

Solicite uma demonstração e conheça um pouco mais sobre as nossas soluções e serviços especializados!

Fernando Lopes

Fernando Lopes

Diretor Financeiro e Administrativo da TPS

Expert em Tecnologia da Informação (TI) e Serviços, com domínio em Entrega de Serviços, Processos de Negócios, Arquitetura Empresarial, Acordos de Nível de Serviço (SLA) e ITIL.