Utilize a tecnologia para preservar o meio ambiente

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Ao longo da existência humana, degradamos vários recursos naturais, através da queima de combustíveis fósseis; descarte de lixo e esgoto em rios e mares; crescimento desordenado das cidades; gestão hídrica inadequada; queima e destruição de matas e florestas, entre outros.

A consequência desses atos é a alteração do ciclo natural de animais e plantas; poluição do ar e água; entre outros. Problemas ambientais resultam em crises sociais. Em vista disso, é hora de repensar a nossa relação com o meio ambiente.

Como utilizar a tecnologia para preservar o meio ambiente?

Até pouco tempo, era impossível pensar em desenvolvimento tecnológico ao mesmo tempo que sustentabilidade e conservação ambiental. Porém, as novas tecnologias vêm nos mostrando que é sim possível se desenvolver e cuidar do planeta.

Neste momento, as empresas precisam priorizar o investimento em tecnologias que sejam sustentáveis e reduzam os danos que o homem causa ao meio ambiente. Entre as várias possibilidades de preservação ambiental através da tecnologia está a criação de fontes de energia renováveis, como a solar e a eólica, além da adoção de carros movidos a energia, sem emissão de gases.

Quais práticas sustentáveis adotar nas empresas

Quanto mais moderna é a empresa, mais consciente ela é sobre a importância das práticas sustentáveis para melhorar a sua performance, diminuir custos e entregar melhores produtos e serviços aos clientes.

Com as tecnologias já existentes, é possível que sua empresa consiga reavaliar a necessidade de alguns detalhes de sua operação, optando por utilizar a tecnologia a seu favor, de modo a desenvolver uma operação mais objetiva e eficiente.

Através de uma transformação digital, é possível encontrar maneiras de aumentar o alcance da sua empresa, melhorar sua eficiência e diminuir drasticamente custos e impactos ambientais.

Temos aqui três exemplos de ações que sua empresa pode adotar para contribuir com a preservação do meio ambiente:

1. Aumentar sua presença no digital

Transferir boa parte da operação da sua empresa para o digital pode diminuir a quantidade de material físico e aumentar a escalabilidade. Isso possibilitará o alcance de novos clientes, funcionamento 24/7, além de análises de relatórios para buscar melhorias.

2. Adoção de home office (integral ou parcialmente)

Com os colaboradores trabalhando de casa, existe uma economia no transporte, o que causa um impacto direto no meio ambiente, ainda diminui os custos de espaço físico, melhora a saúde do colaborador e possibilita um aumento em sua produtividade.

3. Utilizar novas ferramentas tecnológicas

A TPS IT oferece soluções que irão automatizar e modernizar os processos do seu negócio, transformando o seu lugar de trabalho e todos os lugares possíveis, otimizando tarefas e diminuindo os gastos operacionais da sua empresa, trazendo de forma segura, melhores resultados financeiros e por consequência, também para o meio ambiente, que será poupado dos impactos causados por tecnologias antigas e obsoletas.

Notou como é possível utilizar a tecnologia em favor do meio ambiente? Pensar na preservação dos recursos naturais do planeta é vantajoso para todas as empresas, independente do setor. Parafraseando Gandhi, sejamos nós a mudança que queremos ver no mundo.

Pronto para fazer a diferença? A TPS IT, em parceria com a Ivanti, pode ajudar você a transformar digitalmente a sua empresa e assim contribuir para a preservação do meio ambiente.

Entre em contato com nossos especialistas!

Fernando Lopes

Fernando Lopes

Diretor Financeiro e Administrativo da TPS

Expert em Tecnologia da Informação (TI) e Serviços, com domínio em Entrega de Serviços, Processos de Negócios, Arquitetura Empresarial, Acordos de Nível de Serviço (SLA) e ITIL.