LGPD e Compliance: a importância de automatizar os processos

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Quando falamos em segurança da informação, geralmente esquecemos do conceito “compliance em TI”, ele não recebe muita atenção quanto às outras políticas e tecnologias que protegem os dados das empresas. Este é um grande erro, visto que ele é igualmente importante.

Tendo em vista os riscos de violação de dados e fraudes, a equipe de TI precisa de soluções para manter a segurança de toda a empresa. Neste ponto está a “deixa” para a Compliance, que nada mais é do que um conjunto de boas práticas para que o ambiente corporativo seja confiável e seguro.

Como podemos definir “ Compliance” ?

Podemos definir “compliance” como o conjunto de medidas que têm por objetivo seguir leis e regras, com a ideia de criar uma cultura empresarial que preza pela ética e moral, voltada para garantir relações transparentes. Seu intuito é minimizar os riscos empresariais, como penalidades originadas pelo não cumprimento de legislações e regulamentações específicas.

Entre as leis a serem seguidas podemos citar a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados- sancionada em agosto de 2018, essa lei estabelece regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo mais proteção e penalidades para o não cumprimento.

Quais ferramentas e sistemas são utilizados para dar mais independência e controle para a Governança do seu programa LGPD?

A maioria das empresas ainda utilizam métodos de gestão e governança ineficientes que colocam em risco os seus dados. Várias planilhas e documentos autônomos para definir políticas e controles, identificar e mitigar riscos e gerenciar a conformidade. Essa abordagem é altamente ineficiente e pode deixar sua organização aberta para possíveis ataques. Dessa forma, para proteger os seus dados, é necessário pensar em quatros pontos quando falamos em gerenciamento para a LGPD:

Estrutura de conformidade

É importante manter um e processo estruturado e confiável para garantir que todos os eventos e incidentes sejam gerenciados, comunicados e auditáveis.

Gerenciamento de incidentes

Caso ocorra um incidente real, a identificação instantânea, o bloqueio do acesso aos dados do incidente e a comunicação rápida são fundamentais.

Gerenciamento de solicitações

Fornecer aos seus titulares de dados acesso aos dados que você armazena sobre eles e dar-lhes controle sobre como esses dados são usados são alicerces do regulamento.

Visibilidade executiva

Além da conformidade, sua visibilidade dos números e tipos de solicitações e incidentes que você está gerenciando é fundamental para realizar avaliações contínuas de risco.

Continuar a usar métodos de gestão e governança ineficientes irá colocar a cibersegurança da sua empresa em risco. O caminho mais indicado para uma proteção efetiva é a automatização desses processos.

A solução de gerenciamento de segurança de informações (ISM) da Cherwell oferece recursos de gerenciamento de segurança empresarial – como gerenciamento de risco e conformidade e gerenciamento de solicitação de incidentes – no topo da plataforma de serviço Cherwell®, atendendo às demandas de líderes de segurança e de central de serviços.

Como resultado, você reduzirá os riscos e aumentará a conformidade, ao mesmo tempo em que torna sua central de serviços mais poderosa e segura do que nunca.

Entre os recursos e serviços oferecidos pela Cherwell podemos citar:

Automação LGPD

Os recursos de automação LGPD do Cherwell, fornecem uma visão geral de citações relacionadas a LGPD. Além de visões padrão para avaliações de risco, violações de dados, e nível de compliance. Também fornece recursos que permitem customizar todos os fundamentos e requisitos previstos na LGPD, auxiliando na manutenção e controle dos seus processos de segurança de dados.

Auditoria de Processos

O recurso para auditoria de processos, permite o planejamento, gerenciamento e execução de diversos níveis de análises, com suporte avançado de operações via workflow no nível de auditoria contínua. Com um moderno painel gerencial, é possível demonstrar o status e planejamento das auditorias em tempo real, de forma simples e objetiva.

Segurança de Dados

Com uma console unificada e flexível, atua como uma interface de gerenciamento omnichannel para equipes de DPO, GRC e Auditoria, fornecendo recursos que permitem avaliar, monitorar e tratar diversos incidentes e eventos de segurança do ambiente, além de automatizar ações de análise e controle de dados.

Chegou a hora de automatizar os seus processos e proteger a sua empresa!

A TPS IT, em parceria com a Cherwell, oferece as soluções adequadas para a segurança dos seus dados.

Entre em contato com nossos especialistas!

Fernando Lopes

Fernando Lopes

Diretor Financeiro e Administrativo da TPS

Expert em Tecnologia da Informação (TI) e Serviços, com domínio em Entrega de Serviços, Processos de Negócios, Arquitetura Empresarial, Acordos de Nível de Serviço (SLA) e ITIL.